Detalhes
Festival de Verão Salvador celebra 25ª edição em casa nova com shows de ícones e nomes da nova geração da música brasileira
De João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho a Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Elba Ramalho, MPB, samba, pagode, forró, pop e axé embalam a nova Arena FV, no Wet Eventos, nos dias 24 e 25 de janeiro.
O Festival de Verão Salvador chega à sua 25ª edição, reafirmando seu papel como um dos eventos musicais mais importantes e longevos do Brasil. Mais do que um palco de shows, o festival é um espaço de encontros e de celebração da diversidade cultural que marca a música brasileira.
Confirmado para os dias 24 e 25 de janeiro, o FV inicia em 2026 uma nova etapa em sua expressiva trajetória. Depois de ocupar o Parque de Exposições nos últimos anos, o evento passa a ser realizado em sua própria casa: a Arena FV, sediada no Wet Eventos — espaço gerido pela Salvador Produções, organizadora do festival em coprodução com a Bahia Eventos.
“O Festival de Verão é um evento que já faz parte do calendário baiano e que temos muito orgulho de tê-lo colocado no cenário nacional. Montamos uma grade com grandes nomes da música brasileira e eu tenho certeza que a edição de 2026 será ainda mais inesquecível”, celebra Marcelo Britto, CEO da Salvador Produções.
Além da mudança de local, o FV reforça a sua vocação de ser um evento plural com ambição nacional. Ao longo das últimas edições, o festival atraiu público de todo o país, impulsionado por transmissões de grande alcance, relevância e diversidade artística.
Ao combinar ritmos de grande apelo popular a estilos consagrados da música brasileira, o evento promove encontros entre gerações e celebra a diversidade sonora do país.
A programação inclui homenagens ao Forró — presentes tanto no projeto “Dominguinho” quanto no show de Wesley Safadão com Elba Ramalho — e momentos dedicados à MPB de Caetano Veloso e Ney Matogrosso, ao axé de Ivete Sangalo, ao samba romântico de Péricles e às diferentes escolas de pagode de Léo Santana e Belo, em um show criado especialmente para o festival.
“Há alguns anos, o FV passou de um festival regional para um evento que encanta todo o Brasil. Cada edição é uma oportunidade de mostrar como diferentes estilos podem conviver e dialogar, do samba ao forró, da MPB ao axé, sem perder sua identidade própria”, destaca o diretor artístico Zé Ricardo.
A sede própria permite o desenvolvimento de novas experiências, ativações de marca, posicionamentos de palco e propostas artísticas — um salto que consolida ainda mais a identidade e a relevância do festival.
A mudança amplia a capacidade de criar novas narrativas para cada apresentação, potencializadas pela infraestrutura, como o piso de grama sintética e melhorias de circulação e conforto.
“Nossa intenção ao trazer o festival para o Wet é oferecer uma experiência mais charmosa e cuidadosa, com banheiros estruturados, climatizados, espaços bem decorados e integrados à natureza”, ressalta a organização.
Como pontua Zé Ricardo, essa virada representa um marco histórico:
“Enquanto muitos clubes de futebol sonham em ter seus próprios estádios, o Festival de Verão já pode dizer que tem o seu”, brinca.
“É mais uma nova etapa nessa jornada de 25 edições, um presente para o público que ama o festival.”
Sábado: ícones e novas gerações
No sábado, o evento recebe o aguardado projeto “Dominguinho”, idealizado por João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, em sua primeira apresentação em Salvador. O espetáculo homenageia Dominguinhos, unindo o forró tradicional a arranjos contemporâneos.
A noite também conta com Ney Matogrosso, um dos maiores intérpretes da música brasileira, em um momento de grande visibilidade impulsionado pelo sucesso da cinebiografia “Homem com H”.
Com seis décadas de carreira, Caetano Veloso reafirma seu papel central na música brasileira, mantendo o diálogo entre tradição e reinvenção.
A energia de Ivete Sangalo, presente em todas as 25 edições do festival, amplia ainda mais a potência da noite, que também terá Rachel Reis com participação de Márcio Victor e o encerramento com Carlinhos Brown.
Domingo: celebração do samba, pagode e forró
No domingo, o FV mantém o equilíbrio entre tradição e juventude. Péricles leva ao palco o samba romântico que o consagrou, enquanto Léo Santana representa a força do pagode baiano.
A noite também será marcada pela potência pop de Luísa Sonza, em um show performático e repleto de sucessos.
Outro destaque é o encontro do trap nordestino, com Teto convidando WIU, celebrando a cena urbana da região.
O encerramento traz Wesley Safadão com Elba Ramalho, em uma grande homenagem ao Forró Brasileiro, além de um show inédito de Belo, criado especialmente para o Festival de Verão.
Evento estratégico para marcas
Ao longo de suas 25 edições, o FV consolidou-se como um espaço estratégico para grandes marcas realizarem ativações e se conectarem com o público, unindo cultura, entretenimento e mercado.
Entre as marcas presentes estão TIM, Amstel, Devassa e Coca-Cola, entre outras.
Programação
Sábado — 24 de janeiro
-
Rachel Reis (participação de Márcio Victor)
-
Ney Matogrosso
-
“Dominguinho” — João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
-
Caetano Veloso
-
Ivete Sangalo
-
Carlinhos Brown
Domingo — 25 de janeiro
-
Teto convida WIU
-
Luísa Sonza
-
Léo Santana
-
Wesley Safadão (com Elba Ramalho)
-
Péricles
-
Belo




