Gusttavo Lima ( Biografia)

Redação


Gusttavo Lima, nome artístico de Nivaldo Batista Lima, nasceu em 3 de setembro de 1989, em Presidente Olegário, Minas Gerais. Desde cedo, Gusttavo demonstrou um talento excepcional para a música, começando sua carreira aos sete anos, quando tocava no Trio Remelexo, formado por seus irmãos Willian e Marcelo. Posteriormente, ele se juntou à dupla sertaneja Gustavo & Alessandro. Autodidata, Gusttavo se tornou um multi-instrumentista talentoso, dominando violão, viola, guitarra, piano, bateria, baixo e sanfona.

Em 2009, lançou seu primeiro disco pela Audiomix, e logo ganhou notoriedade com a canção “Rosas, Versos e Vinhos”, que alcançou a primeira posição em uma rádio regional e, posteriormente, entrou nas paradas do Brasil Hot 100 Airplay. No ano seguinte, Gusttavo lançou seu primeiro álbum ao vivo, **Inventor dos Amores**, que trouxe hits como "Inventor dos Amores", "Cor de Ouro" e "Refém". A faixa-título se destacou, acumulando mais de 70 milhões de visualizações no YouTube e alcançando a 17ª posição nas paradas brasileiras.

Gusttavo se tornou um fenômeno nacional com o sucesso da canção "Balada", que ele inicialmente hesitou em gravar, mas que rapidamente se tornou um grande hit, alcançando a terceira posição na Billboard Brasil e sucesso internacional em países como Holanda, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França e Suécia. O álbum **Gusttavo Lima e Você** obteve uma boa recepção no Brasil, vendendo mais de 50 mil cópias e garantindo um disco de platina. O sucesso foi consolidado quando, em 2011, ele foi uma das pessoas mais buscadas no Google Brasil.

Em 2012, Gusttavo Lima fez sua primeira turnê internacional, passando pelos Estados Unidos e Europa. Em seguida, lançou o álbum **Ao Vivo em São Paulo**, que vendeu mais de 200.000 cópias e conquistou um disco de platina duplo. O primeiro single, "Gatinha Assanhada", tornou-se um dos maiores sucessos de 2012 e foi incluído na trilha sonora da novela **Salve Jorge**.

O ano de 2013 trouxe a conquista do prêmio de "Melhor Cantor" no Troféu Internet. Em 2014, Gusttavo lançou **Do Outro Lado da Moeda**, que alcançou a 1ª posição no CD - TOP 20 Semanal ABPD e também foi certificado como disco de ouro, com sucessos como "Diz Pra Mim", "Fui Fiel", "Tô Solto na Night" e "10 Anos".

Em 2015, ele lançou o projeto **Buteco do Gusttavo Lima**, onde interpretou clássicos da música sertaneja e suas próprias canções, recebendo o Troféu Imprensa na categoria "Melhor Cantor" no mesmo ano. Em 2016, apresentou o álbum **50/50**, que destacou seu lado romântico e animado, com hits como "Que Pena Que Acabou", "Homem de Família" e "Abre o Portão Que Eu Cheguei".

A sequência de lançamentos continuou em 2017, com o **Buteco do Gusttavo Lima Vol. 2**, que trouxe o mesmo romantismo do sertanejo e produziu o single "Apelido Carinhoso", que alcançou a 1ª posição do Brasil Hot 100 Airplay. Em 2018, lançou o álbum **O Embaixador**, gravado na Festa de Peão de Barretos, incluindo músicas inéditas e regravações. O primeiro single, "Zé da Recaída", se destacou nas paradas.

Reconhecido pelo público como "Embaixador", título recebido na Festa do Peão de Barretos em 2017, Gusttavo Lima se consolidou como um dos maiores nomes da música sertaneja, unindo talento, carisma e uma trajetória repleta de sucessos.