Projeto “BASEADO EM FATOS REAIS (menos as partes que eu inventei)” chega às plataformas no dia 17 de julho com narrativa envolvente, estética pop urbana e sonoridade R&B.
Destaque vai para o single “Será que é este mesmo o nosso fim?”, parceria com o cantor e compositor
Ana Gabriela convida o público a mergulhar em uma jornada íntima, sensível e universal com o lançamento do álbum “BASEADO EM FATOS REAIS (menos as partes que eu inventei)”, que chega a todos os aplicativos de música no dia 17 de julho. Em uma sequência de singles que já emocionaram fãs e abriram caminho para a nova fase da artista, o disco agora se completa, trazendo como single a faixa “será que é este mesmo o nosso fim?”, um dueto potente com Nairo, um dos nomes mais promissores da nova cena pop romântica brasileira.
O encontro entre Ana e Nairo une duas vozes que falam de amor com intensidade, vulnerabilidade e lirismo. A canção, que marca o ápice emocional do álbum, narra um momento de ruptura e questionamento: quando amar já não parece suficiente para sustentar uma história. Com produção assinada por Janluska e Gabriel Duarte Mendes, a faixa se destaca pela delicadeza dos arranjos, pelo diálogo lírico entre os intérpretes e por uma melodia que ressoa como despedida e reencontro ao mesmo tempo.
“Essa música nasceu de um lugar muito específico, quase como se fosse a última página de um diário. Tê-la com o Nairo deu uma força ainda maior para esse sentimento, porque ele também canta com o coração aberto e entende o quanto o amor pode ser bonito mesmo quando termina”, comenta Ana.
“Eu flerto ter um feat com a Ana desde antes de conhecer ela. Receber esse convite foi realizar um sonho pessoal meu. Eu sou muito fã do trabalho dela. Desde que ouvi a primeira vez. Quando ela me mandou a música eu estava em Tocantins com minha família e fiquei muito feliz. Antes de ouvir a música eu já tinha aceitado”, confessa Nairo.
“Espero que essa música toque nos corações das pessoas assim como tocou no meu desde a primeira vez que ouvi. Obrigado Ana pelo convite e por até sem saber realizar um sonho meu. Eu sou teu fã!”, completa.
O projeto, que já vinha sendo apresentado em capítulos com os singles “Sofrer Por Você”, “Encontro de Alma”, “Assim” e “Quanto Tempo Tem o Tempo?”, agora ganha sua versão integral e faz jus ao título, costurando memórias reais com liberdade poética e ponto de vista. A narrativa segue a linha do tempo de um relacionamento, da paixão ao fim, passando por entrega, contradição, apego e descobertas, sempre muito pessoal.
Além da narrativa musical, o álbum “Baseado em Fatos Reais (Menos as Partes que Eu Inventei)” ganha vida também através dos visualizers que acompanham as faixas. Com uma estética cinematográfica e intimista, metade dos vídeos foi gravada em meio às paisagens arrebatadoras da Patagônia chilena e argentina, reforçando o tom emocional e contemplativo do projeto. As locações naturais — estradas desertas, lagos cristalinos, montanhas nevadas — ajudam a traduzir visualmente os sentimentos de descoberta, saudade e reconexão presentes nas letras. Mais do que complemento, os visualizers funcionam como extensões sensoriais da história contada por Ana, criando uma experiência afetiva que vai além do som.
Com influências do R&B e da cena pop urbana, Ana Gabriela se reinventa sem perder a essência confessional que conquistou milhões de fãs desde seus primeiros vídeos no YouTube. A estética sonora do disco traz beats suaves, sintetizadores envolventes e letras que ecoam experiências coletivas, especialmente entre o público LGBTQIAPN+, com quem a artista mantém forte conexão.
O álbum também ganha vida nos palcos a partir de agosto com a turnê “Baseada em Fatos (Quase) Reais”, que passará por sete capitais brasileiras e promete transportar o público para dentro da história contada nas músicas.
SOBRE ANA GABRIELA
Ana Gabriela é uma cantora, compositora e musicista de São José dos Campos (SP), que começou sua carreira em 2015, no YouTube, interpretando covers de grandes sucessos. Desde então, lançou os álbuns de estúdio “Ana” (2020) e “Degradê” (2022), além do ao vivo “Acústico Ana Gabriela” (2023), um EP e vários singles. Ao longo de sua trajetória, colaborou com artistas de destaque, como Lulu Santos, Armandinho, Saulo Fernandes, Lagum, Melim, Capital Inicial, Maneva, Francisco Gil e Anavitoria. Sua parceria com Lagum, “Deixa”, ultrapassou 485 milhões de streams, marcando sua relevância no cenário musical digital.
Reconhecida por seu estilo pop, Ana Gabriela é conhecida por uma sonoridade orgânica que combina o pop contemporâneo com elementos da MPB. Seu trabalho reflete um delicado equilíbrio entre modernidade e as ricas raízes musicais brasileiras, destacando-se no cenário musical atual. Neste novo capítulo de sua carreira, a artista busca explorar uma sonoridade ainda mais pop, incorporando influências do R&B.
Sobre No Santo Som
A No Santo Som é um ecossistema ímpar para acelerar carreiras artísticas dentro de um ambiente saudável e estruturado. Liderado por Mariana Martins e Túlio Airold, duas vezes indicado ao Grammy Latino, o selo propõe cuidar desde a primeira palavra da composição até o último minuto do show. Dando todo o suporte que um artista precisa para desenvolver todas as suas habilidades artísticas e humanas em condições únicas e inspiradoras para a arte dos talentos aflorar e encontrar os corações certos. Do ambiente perfeito para a criação e produção de música à distribuição personalizada, planejamento de marketing, comunicação, relacionamento com a imprensa nacional e uma gestão 360° de carreiras, o selo nasceu para dar apoio em todos os âmbitos para seus artistas. Atualmente estamos no selo Ana Gabriela, Marco Baptista e, a indicada a última edição do Grammy Latino, Mariana Nolasco.
Fotos: Livia Rodrigues - @solmostarda
Fonte: Assessoria de Imprensa